Antes de Adoptar

Adoptar um "amigo", para além das alegrias e benefícios que podem parecer claros a todos os amantes de cães, implica aceitar determinadas responsabilidades e nomeadamente adaptar a sua vida às necessidades deste novo membro da família. Em jeito de resumo, eis o que é necessário para se considerar pronto a adoptar:
- Tempo: para o passear; para o alimentar; para a sua higiene ( escovagem , limpeza dos seus utensílios, banhos e treino); mas principalmente para lhe dar toda a atenção de que ele necessita e que tanto merece.
- Espaço: dentro de casa o espaço que lhe é destinado depende, obviamente, do seu porte. O seu "amigo" precisa ainda do seu canto, que cedo é assumido como local de repouso e refúgio. As varandas e jardins são imprescindíveis como espaço de recreio, mas nunca devem ser encarados como espaço permanente.
- Dinheiro: apesar de não ser muito significativo, é necessário lembrar o factor económico. Pondo de parte a alimentação (que representa um ligeiro aumento no orçamento das suas compras no supermercado), dever-se-ão tomar em consideração as contas do médico veterinário.
- Férias: a maioria dos alojamentos de férias não inclui a possibilidade da presença de cães. Assim, é fundamental pensar antecipadamente na solução para essa situação que vai, mais cedo ou mais tarde, surgir.